Blog

Latest Industry News

Diferença entre vistoria cautelar e vistoria de transferência

O que é uma vistoria veicular?

A vistoria veicular é uma avaliação regulamentada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran). Nela, são verificados diversos fatores de um veículo, como: originalidade das peças, conservação, autenticidade das documentações, legitimidade da propriedade, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.
Essa avaliação é necessária no processo de contratação de seguro, compra e venda de um veículo usado. Existem três tipos de vistorias: a cautelar. prévia e de transferência. Mas, você sabe quais as diferenças entre elas?
Vistoria cautelar
A vistoria cautelar é utilizada no processo de compra e venda de um veículo usado. Ela analisa a real situação das condições do automóvel, verificando tanto a sua estrutura como a documentação.
Na vistoria cautelar são analisados os seguintes itens:
Se há reparos estruturais significativos no veículo;
Indícios de sinistro (acidentes);
Se existem restrições judiciais;
Histórico de leilão;
Verifica se há adulteração na numeração do chassi;
Originalidade dos documentos;
Originalidade das peças.
Ao final da vistoria cautelar é emitido um laudo técnico que comprova se o veículo está em boas condições para continuar circulando, se precisa de manutenção, dentre outros fatores.
Vistoria de transferência
A vistoria de transferência, como o nome já diz, é feita quando o proprietário decide transferir a documentação do veículo para outra pessoa. Nela, são analisados elementos para identificar se existem adulterações e fraudes que não estejam de acordo com as normas do Detran.
Na hora de comprar um carro usado, apenas a palavra do vendedor não basta. Os problemas que você pode ter no futuro provavelmente vão ser bem mais caros que uma vistoria veicular. Por isso é tão importante realizar esse serviço.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.*

Back to top